Está tentando fazer a exclusão da conta e dá “erro ao excluir a conta Hotmart“? Eu já enfrentei esse problema e descobri uma solução que registro e compartilho neste post. Fica comigo que te conto como eu consegui resolver e fazer a exclusão.
Problema: Erro ao excluir a conta Hotmart
Atualmente para excluir a conta você precisa ir em Minha Conta > Segurança e Privacidade > Encerrar conta > Dar certeza de que quer encerrar sua conta. E então você pode se deparar com esse erro. Conforme o processo abaixo:



E, para resumir: não encontrei nenhuma solução na internet e nem Suporte para resolver este erro. Então, como eu resolvi?
Solução:
A solução que eu encontrei foi acessar esse link aqui: https://privacy.hotmart.co/pt-br/privacy-form?company=HOTMART e solicitar a exclusão de todos os meus dados da plataforma. Conhecia essa possibilidade paliativa pois é o caminho também para se solicitar a exclusão de imagens pessoais para que elas não mais apareçam nos resultados de busca do navegador/Google (Imagens) e entre outros, que é: entrando em contato com o site onde está alocada a imagem.
Mas calma! Antes de ir logo preenchendo esse formulário, leia por favor esse post até o final para compreender a origem possível do problema, igual a minha e talvez você nem precise do formulário para resolver o seu problema e, resolva assim muito mais rápido do que por meio dele. Faça pelo método abaixo somente depois de confirmar que é realmente necessário prosseguir desse modo.
Então, prosseguindo. Eu acessei essa página do link acima para solicitar a exclusão dos meus dados e preenchi o breve formulário que é apresentado, da seguinte forma:
Motivo de contato: Excluir meus dados pessoais
Nome: Digite seu nome completo
Endereço de email: Digite o seu endereço de email
Sua mensagem: Quero excluir minha conta e todos os meus dados armazenados. O problema começa quando não consigo excluir minha conta na plataforma por conta de um erro e nem ter auxílio de suporte nos meios opcionais para resolver o erro. Então quero solicitar a exclusão dos dados, para assim, se possível forçar isso, a exclusão da conta, já que não estou conseguindo excluí-la pelo meio normal, nem obter suporte para. Caso possa me passar um canal de suporte com opção para erro de exclusão de conta, eu agradeço. E por favor, que seja pessoa humana e não um robô a atender.
Enviei essa mensagem dia 21/11/2024, às 15:09.
Então recebi uma resposta automática por email confirmando o recebimento da solicitação e mencionando o tempo estimado de resposta em 1 dia útil.
Dia 21/11/2024 foi o dia em que fiz essa solicitação e no meu caso, o mesmo dia em que iniciaram o atendimento, conforme imagem abaixo.
Eles pedem uma confirmação e então eu respondo o email confirmando que de fato quero que prossigam e realizem o procedimento.
Já no dia 22, recebi uma nova mensagem mensagem indicando que a solicitação seria encaminhada para a equipe especializada no processo.
Passados 8 dias desde registrada a solicitação, em 29 de novembro, fizeram um novo contato. A seguir:
Quando recebi essa mensagem eu não me recordava de nenhum valor para saque. Tinha publicado um produto uma vez, mas não me recordava de ter feito nenhuma venda, nada. Mas enfim, aguardei e com tempo foi caindo a ficha: “é verdade, acho que aquela vez teve uma venda mesmo”.
Recebi mais uma mensagem no dia 29; também no dia 01 e 05 de dezembro de 2024 – do pessoal interno da Hotmart me dando feedback do andamento do processo.
E, então no dia 06/12/2024 recebi a transferência na minha conta do valor que precisava ser sacado, em nome de DEMERGE BRASIL FACILITADORA DE PAGAMENTOS LTDA/DLOCAL BRASIL IP S.A.
Até me assustei quando recebi essa transferência de nome estranho, mas pesquisando no Google logo vi que era da Hotmart. Também recebi nesse dia um email da própria Hotmart me informando que o valor foi transferido e através da dLocal.
Levou 15 dias corridos da solicitação, em 21/11/2024 até o recebimento do saldo em 06/12/2024. E 18 dias até a exclusão da conta da Hotmart.
E se a gente for observar mais atentamente a tela onde solicitamos a confirmação para encerrar a conta eles bem pontuam “Seu saldo deve estar zerado.”
Sinceramente não lembro de ter verificado na conta como estava constando o saldo para mim… talvez estivesse lá o valor à receber e isso tivesse feito a diferença, evitando assim essa solicitação via formulário e todo esse circo.
Mas um bom espetáculo de circo, diga-se de passagem. Apesar dos 18 dias para excluir a conta, a equipe da Hotmart foi exímia em todo o atendimento e está de parabéns pelo processo não ter paralisado em nenhum momento com falta de respostas.
E pontuo esse detalhe porque acredito ser de fato importante. Pois quando disse que talvez não fosse necessário fazer a solicitação via formulário é justamente devido à isso. Muito provavelmente você consegue fazer todo esse processo pela plataforma: a solicitação de saque e logo a exclusão da conta.
Isso é claro, se a Hotmart não tiver um padrão de restringir o saque a um valor pré-determinado. Se, supondo em este seja o caso e você não atingir o valor estipulado, prossiga com o formulário.
Então, em resumo, eis o passo a passo para a solução de forma mais breve quanto seja possível:
1º: Antes de fazer a solicitação via formulário verifique se há algum saldo à receber na sua conta; se sim, veja se você consegue receber normalmente pela plataforma, então solicite o saque e aguarde o recebimento do valor para logo, solicitar novamente a exclusão da sua conta.
Caso haja valor à receber na sua conta e você não consiga fazer o saque por haver alguma limitação de valor de saque pela plataforma da Hotmart, preencha o formulário do link mencionado e mantenha-se atento ao seu email.
* Se você verificar que seu problema não é relativo a saldo, que não há saldo algum para sacar e recebe a mesma mensagem de erro “Erro ao excluir a conta Hotmart” , preencha o formulário e fique atento ao seu email, aguardando a equipe da Hotmart te dar um parecer do que eles verificaram e os próximos passos à seguir no seu caso em específico.
Conclusão
Apesar de poder ter sido desatenção minha quanto a não verificação do saldo e foi mesmo; eu de fato não lembrava de nada, branco total em relação a qualquer venda, então nesse sentido, a mensagem de “saldo deve estar zerado” para mim passava batida porque pra mim não tinha nada à receber.
Eu sei que a mensagem da plataforma está correta “Seu saldo deve estar zerado”. E que a mensagem “Erro ao excluir a conta Hotmart” é bem válida nesse sentido, te situando de que algo está errado e assim, ao analisar os detalhes, constatar que o que está errado muito provavelmente é alguma questão com o saldo.
Mas, falando da experiência enquanto usuária e vendo outros usuários passando pelo mesmo problema “sem solução” com esse erro ao tentar excluir a conta, eu sugeriria a equipe da Hotmart, em especial o pessoal que tem essa expertise em experiência do usuário, analisar se tem como melhorar esse ponto, essa mensagem de retorno no erro. Talvez para algo mais “intuitivo” e/ou “condicional”; do tipo a questão é o saldo: “Verifique o saldo de sua conta”.
A crítica aqui que não é bem crítica (porque o caminho atual é lógico), é esta: de a mensagem poder parecer tão genérica, a ponto de ser interpretada como um erro desconhecido de sistema ou outra coisa antes do entendimento de que um requisito para exclusão não está sendo cumprido e que precisa ser atendido. Ela é “correta”, mas muitos usuários se perdem, pois assim como eu podem não conseguir compreender o que está errado. Paralisa a execução da exclusão, o que é bastante frustrante, ainda mais adicionando que não se encontra nada no suporte acerca desse erro, nem na internet.
REFERÊNCIAS
Hotmart Company – Privacy. Disponível em: <https://privacy.hotmart.co/pt-br/privacy-form?company=HOTMART>. Acesso em: 28 fev. 2025.
Remover uma imagem do Google – Ajuda da Pesquisa do Google. Disponível em: <https://support.google.com/websearch/answer/4628134?hl=pt-BR>. Acesso em: 28 fev. 2025.