Como tirar o amarelado dos eletrodomésticos
Como tirar o amarelado dos eletrodomésticos e transformar as partes plásticas amareladas e envelhecidas em quase novas, levando-as a sua tonalidade original? É isso que esse post rápido e curto vai te responder!
Conteúdo
O que será necessário?
1 – Água oxigenada 40 volumes cremosa; é importante que seja a cremosa, para não escorrer durante o procedimento e assim não atrapalhar o resultado final.
(Um tubinho de água oxigenada de de 90 ml é em média de 3 a 7 reais, bem baratinho e rende muito! Pode ser encontrado facilmente em supermercados e principalmente em farmácias no Brasil.)
Ressalto desde já que a água oxigenada é muito forte, então, se possível, seria bom, no momento de aplicação usar uma luvinha, plástico na mão ou simplesmente ter muito atenção e cuidado na hora de passar o produto para não respingar na pele.
2 – Uma escovinha velha ou algum outro material descartável para ajudar a espalhar a água oxigenada na área que vai ser clareada;
3 – Plástico filme.
Como fazer?
Primeiro, aplique a água oxigenada 40 volumes cremosa sobre a parte qual quer clarear, com o auxílio de algum objeto descartável como uma escovinha ou se tiver usando uma luva grossa, espalhando com o próprio dedo que está protegido pela luva;
Depois, coloque o plástico filme por cima e o ajeite para deixá-lo bem lisinho sobre as partes a clarear. Cuide para não deixar nenhuma ruguinha/dobras no plástico filme, ao contrário da imagem abaixo, para depois não ficar marquinhas aparentes no plástico quando finalizar o procedimento de clareamento;
E agora? A grande sacada dessa técnica, após feito isso, é expor o equipamento ao sol, porque o sol ajuda a acelerar esse processo de clareamento. Funciona sem sol? Sim, eu fiz isso na primeira vez que apliquei essa técnica com meu micro-ondas, mas não funcionou tanto, com tanto contraste como quando depois fiz o expondo ao sol.
Para produtos grandes é mais complicado de fazer colocando exposto a luz solar, como geladeiras, mas, se organizar direitinho, dependendo de como bate, se bate, a luz do solar na sua cozinha, pode dar certo. Analisando em que horário incide mais a luz do sol no ambiente e se programar então para fazer essa aplicação.
Aguarde algumas horas até notar o clareamento. O tempo será variável para resultados. O sol potencializará muito o tempo e o resultado final, não se esqueça. Então, seja como foi possível pra você fazer, com sol ou sem sol, sem ansiedade! Observa sem pressa ou esqueça o processo, vai fazer tuas coisas e depois volta.
Após clareado, você vai retirar o plástico filme e fazer a limpeza da água oxigenada, com cuidado. Você pode usar papel toalha ou papel higiênico para tirar o excesso e depois passar pano. Ou passar pano com cuidado ou com uma luva ou saco protegendo a sua pele.
E prontinho, clareado, renovado, recauchutado!
PS.: Escrevendo tudo isso reparei o quanto é necessário o cuidado e atenção em relação ao uso da água oxigenada. Não quero amedrontar ninguém! É um processo bastante simples, barato, que dá resultado e inofensivo se feito com moderação.
Mas: fica aqui apenas mais um adendo (porque senti meus dedos pinicarem por descuido e desconhecimento!), para além de você já avisado ali acima, que caso você tenha pets ou crianças em casa, para não esquecer de fazer isso mantendo tudo fora do alcance deles e também é claro, se você conviver com outras pessoas na casa, advertir para não mexer no plástico filme durante o procedimento ou na água oxigenada 40 volumes por si só sem o conhecimento de sua potência.